A Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal visitou o Porto de Huelva para conhecer as infraestruturas e o trabalho que este tem desenvolvido para se tornar num hub de referência na produção de energias limpas que contribuam para a redução das emissões de dióxido de carbono e para a independência energética de Espanha e da Europa, com a implementação de projetos de hidrogénio verde na comunidade portuária.
A comitiva liderada pelo presidente dos Portos de Lisboa e Setúbal, Carlos Correia, foi recebida pelo diretor geral do Porto de Huelva, Ignacio Álvarez-Ossorio, e por gestores e técnicos de diferentes departamentos.
Os portos de Lisboa, Setúbal e Huelva fazem parte do Corredor Atlântico Europeu e este encontro surge no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Sustentável que tem sido levado a cabo pela APL e na sequência das relações iniciadas no último evento dos Corredores Atlântico Europeu, Mar do Norte-Mediterrâneo e Autoestradas do Mar, realizado em novembro de 2022 em Huelva.
Para Carlos Correia, “esta visita pretende aproximar os Portos de Lisboa e Setúbal dos seus parceiros, gerar sinergias e oportunidades de colaboração nos desafios logísticos e tecnológicos que enfrentamos, com particular atenção para a transição energética e inovação”.
A comitiva portuguesa visitou também o Mercado de Inovação do Porto de Huelva, o primeiro nó portuário de Fiware do mundo. Este é um espaço gerido com o apoio da empresa Telefónica que pretende promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor da logística portuária e reúne várias empresas que colaboram com mentores e técnicos em torno de projetos inovadores.
A visita terminou no Cais Sul, onde se encontra a plataforma intermodal e terminal ferroviário, o Posto de Controlo Fronteiriço e o terminal de passageiros. Neste terminal de mercadorias são desenvolvidos diferentes projetos no âmbito da estratégia de diversificação do Porto de Huelva, como a construção de uma nova rampa ro-ro dupla e de um hub logístico frio sustentável.