Ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir a uma evolução constante do setor da logística e dos transportes, muito devido a fenómenos como a globalização e a digitalização que acabam por se traduzir em novas técnicas e em novos métodos operativos que por sua vez, resultam diretamente na procura exaustiva de uma vantagem competitiva por parte das organizações do mercado. Cada vez mais, este setor é considerado como um pilar fundamental para a economia do país, na medida em que é transversal a todos os ramos e visto como o sustento a qualquer tipo de negócio da sociedade.
No entanto, foi, essencialmente no último ano, que observámos um crescimento exponencial, neste mesmo setor, no que à transformação digital diz respeito. A adoção de medidas, por parte do governo, com o intuito de prevenir a propagação do vírus Sars Cov 2 fez com que as empresas tivessem de encerrar temporariamente os seus escritórios. Assim, tornou-se imperativo a utilização de tecnologia de ponta para desenvolver modelos logísticos inovadores, de forma a que os negócios não entrassem em falência e, consequentemente, a economia nacional.
Uma coisa é certa: o impacto que a transformação digital apresenta no setor dos transportes e da logística é enorme. A velocidade e agilidade com que os produtos/serviços, a nível nacional ou internacional, chegam a nossa casa é impressionante. Porém, tal gestão apenas é possível devido à implementação de Softwares de Gestão, que visam:
- facilitar o planeamento estratégico – através de um software de gestão conseguimos obter informação detalhada sobre um determinado tema, assim como relatórios e gráficos, de modo a que a tomada de decisão seja mais rápida e precisa.
- otimizar processos – com o intuito de não baixar a produtividade da empresa, o software de gestão tem a capacidade de automatizar diversas atividades, eliminar informações repetidas, exclui etapas desnecessárias e ainda apresentar um sistema de procura inteligente.
- maior controlo de todas as operações da empresa – a implementação de um software de gestão permite que estejamos constantemente a par de todas as operações que se realizam na empresa, reduzindo, ao mesmo tempo, a probabilidade de erro.
- comunicar eficaz e proactivamente – o setor dos transportes e da logística é um setor que exige uma elevada rapidez no que diz respeito à sua comunicação. Toda a cadeia operacional, desde as vendas, os fornecedores, os produtores aos clientes dependem de que a comunicação seja proativa e straight to the point. Neste sentido, os softwares de gestão possibilitam a criação e o envio de avisos automáticos para os envolvidos, garantido os seus interesses.
Assim, conseguimos perceber que é, cada vez mais, fundamental que as organizações, do setor dos transportes e da logística, iniciem o seu processo de transformação digital, de forma a garantir os sistemas de informação mais eficazes e capazes de otimizar os processos de planeamento, dando-lhes assim eficácia, e, consequentemente, controlo dos resultados.
Numa altura em que todos os setores estão a unir esforços para se reinventarem e adaptarem ao novo normal, é fundamental que o setor da logística e transporte, bem como as suas respetivas empresas, tracem o mesmo caminho de forma a conseguirem acompanhar o que são as tendências e não ficarem para trás.
Preparados?
Nuno Figueiredo, Board Member da Abaco Consulting