Frotcom anuncia novo módulo de optimização de rotas

Frotcom anuncia novo módulo de optimização de rotas

12 de Fevereiro de 2014

A Frotcom, empresa 100% portuguesa dedicada à monitorização de veículos e gestão de frotas, anunciou um novo módulo de optimização de rotas. Em declarações à Logística Moderna, Manuel Gomes Mota, director-geral da Frotcom Lusitana, refere que “para 2014, o enfoque será no novo módulo de optimização de rotas que, mais uma vez, irá colmatar uma necessidade do mercado, em especial no âmbito do transporte de passageiros”.

 

O responsável salienta que a empresa tem investido na optimização do sistema ao longo dos anos. “Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos clientes e do mercado”. Neste sentido, no último ano, a empresa apostou em novos lançamentos, ao nível quer da mobilidade do Frotcom junto da força de trabalho das empresas, quer da facilitação de leitura e descarga de dados de tacógrafos.

Manuel Gomes Mota refere que o Frotcom é “um sistema de monitorização de veículos que se destina a qualquer sector”. No entanto, deixa claro que, “o sector logístico e de transportes, pelas suas especificidades, pode potenciar a utilização deste sistema, mais do que qualquer outro”.

Quanto ao custo do investimento, tudo depende da complexidade do projecto. Contudo, o responsável refere que “começa em 100 euros por viatura”, sendo que “existem também mecanismos de financiamento que permitem contornar o investimento inicial”.

Além disso, acrescenta que a aposta nestes sistemas não depende do número de veículos da frota. “Os nossos clientes vão desde o particular, que tem uma viatura, à empresa que possui mais de 200 viaturas e necessita de controlar a sua actividade diária, enviar mensagens e trabalhos para os condutores”, esclarece.

O investimento nestes sistemas leva, segundo o responsável, a poupanças quer de quilómetros percorridos, quer de custos por quilómetro. Neste sentido, podemos encontrar módulos de planeamento e controlo de rotas, controlo de utilização das viaturas fora do horário de serviço, controlo de circulação em determinadas zonas, bem como o módulo eco-driving para avaliação e controlo do estilo de condução do condutor ou o controlo automatizado de combustível, entre outros.

Manuel Gomes Mota conta que “existem casos de clientes que obtiveram cerca de 20% de redução na factura de combustível e outros custos directos da viatura”. Como refere, os grandes motivos que deverão contribuir para o investimento nestes sistemas são “a redução de custos, o controlo em tempo real da frota e a capacidade de uma melhor utilização da frota”.

Written by