A Flowr Corporation, empresa de canábis com sede em Toronto e operações no Canadá, Europa e Austrália, anunciou um acordo de armazenagem estratégico com a Tilray, empresa farmacêutica de origem canadiana, pioneira na produção de preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais, onde as empresas farão uma abordagem colaborativa para promover os seus negócios de canábis na União Europeia.
Para além disso, apresentou uma actualização das suas operações na Europa, que é operada em conjunto com a Terrace, empresa canadiana focada no desenvolvimento e aquisição de activos internacionais de canábis. Da produção da canábis medicinal ao ar livre em Aljustrel, cerca de 40.000 plantas produziram aproximadamente 3.000 kgs de flor seca de canábis.
«Dada a importância da Europa para o futuro da indústria da canábis e a votação histórica das Nações Unidas, queríamos fornecer uma actualização sobre as nossas operações em Portugal. Desde que a nossa parceria com a Terrace Global começou em Maio de 2020, fomos capazes de importar um conjunto diversificado de genética de ponta de THC em Portugal, plantar mais de 30 hectares de canábis medicinal ao ar livre e implementar a infraestrutura que é antecipada para nos permitir alavancar mais de 180 hectares de potencial de cultivo de canábis medicinal ao ar livre no futuro», comenta Vinay Tolia, CEO da Flowr. «Não há nenhum outro projeto como este na UE, e esperamos poder alavancar esta capacidade de cultivo de baixo custo para produzir um conjunto diversificado de produtos derivados, bem como flores secas, que acreditamos que serão lançadas com certificação GMP. Continuamos a trabalhar para fechar a aquisição da Terrace Global até o final do ano e estamos extremamente animados com o que o futuro reserva para ambas as organizações», explica o responsável.
Recentemente, as colheitas dos politúneis indoor da empresa em Aljustrel renderam aproximadamente 35 kg de flor seca de canábis + 20% THC, sendo que a empresa espera obter a certificação GMP europeia em 2021. Além disso, e conforme referido, a colheita ao ar livre rendeu aproximadamente 3.000 kg de flor de canábis com alto teor de THC.
«Os resultados preliminares da colheita dos nossos politúneis podem ser indicativos de um modelo de negócios de sucesso na UE e para a indústria de canábis medicinal. Estes resultados de laboratório mostraram o potencial de cultivar canábis medicinal com alto teor de THC em politúneis em estruturas de baixo custo», afirma o Deron Caplan, Director, Research and Development.
Acordo de Armazenagem Estratégico com Tilray
Sobre o acordo de armazenagem estratégico com a Tilray, ambas as partes concordaram com a armazenagem de canábis medicinal com certificação GMP nas instalações da empresa em Sintra, em Portugal. As partes vão comprometer-se a desenvolver uma abordagem colaborativa com o objectivo de alavancar a UE com as instalações com certificação GMP em Portugal destinadas à armazenagem de produtos de canábis medicinal para o mercado europeu.