«2020 mostrou ser um ano de desafios para as supply chains dos sectores de healthcare e ciências da vida, com a pandemia da COVID-19 a conduzir muitas até ao ponto de ruptura,» afirmou Stephen Meyer, Supply Chain practice da Gartner. «Contudo, apesar de um ano muito difícil por causa da pandemia muitas mostraram estar à altura do desafio.»
Em Novembro a Gartner, publicou o seu ranking anual, o Gartner Healthcare Supply Chain Top 25, que reconhece empresas integradas na cadeia de valor do healthcare que conseguiram avanços na prestação de cuidados de saúde melhorando os resultados conseguidos para os pacientes ao mesmo tempo que conseguiam manter controlados os custos.
Este ano, a Gartner equacionou não fazer o ranking devido à situação de pandemia vivida. Mas após uma melhor avaliação concluiu que enfrentar a COVID-19 era em muitos casos uma questão de supply chain. As cadeias de abastecimento sofreram disrupções por causa dos impactos nas cadeias logísticas e na força de trabalho dos fornecedores. Os picos de procura foram causados por um aumento do uso de equipamentos de protecção individual, ventiladores e equipamentos de diagnóstico e o açambarcamento pelos clientes.
Pelo segundo ano consecutivo, a Johnson & Johnson alcançou o primeiro lugar, conseguindo a melhor pontuação tanto na votação dos seus pares como na da Gartner. A CVS Health, Cleveland, McKesson e a Banner Health completam o Top 5. Quatro novas organizações entram no ranking este ano: Baylor Scott & White Health, Johns Hopkins Health System, Indiana University e a Biogen.
«A J&J conseguiu a sua posição graças às inovações introduzidas na supply chain», afirmou Stephen Meyer. «Enquanto outras organizações deram passos importantes em projectos e iniciativas individuais, a J&J destacou-se por encontrar soluções inovadoras para enfrentar os desafios colocados do sector de healthcare actual.»
Top 25 das supply chains no sector de healthcare
- Johnson & Johnson
- CVS Health
- Cleveland Clinic
- McKesson
- Banner Health
- Walgreens Boots Alliance
- Duke Health
- Ochsner
- Mercy
- Medtronic
- Novo Nordisk
- AmerisourceBergen
- Becton Dickson
- Owens & Minor
- Pfizer
- Baylor Scott & White
- Stryker
- Johns Hopkins
- Henry Schein
- Spectrum Health
- Roche
- Scripps
- Boston Scientific
- Indiana University Health
- Biogen