A APAT já fez saber a sua satisfação com a anúncio de um pacote de 750 mil milhões de euros, por parte da União Europeia. Ainda sem saber as condições do acesso a tal montante, já é possível saber que existem 3 pilares fundamentais em que a EU aposta fortemente para a recuperação, a saber: Apoio aos Estados membros com investimentos e reformas; Incentivar os investimentos privados na economia da EU e Lições a retirar com a Crise.
Como diz a associação, é neste último pilar que «nos focamos uma vez que o mesmo suporta políticas para uma logística mais limpa e mais verde prevendo a implantação de um milhão de carregadores para veículos eléctricos e um incremento na utilização de meios de transporte mais sustentáveis tanto para pessoas como para mercadorias, é aquele que aparentemente impactará mais com a nossa actividade, nomeadamente: Mais investimento em melhores conectividades; Forte apoio em tecnologia e indústria e Economia assente na informação.
«Aproveitamos ainda esta oportunidade para fazer ver ao Governo esta necessidade, de forma a que não se percam tais fundos, que sejam consultadas todas as entidades interessadas, lembrando que temos falta de infraestruturas adequadas, deficiências essas, que desde há muitos anos a APAT tem vindo a reclamar e a alertar», comenta a associação.
Para a APAT, este é «um bom momento para voltar a avaliar vários estudos e investimentos colocados na “gaveta” por falta de verbas. Isto porque temos receio que se perca novamente de vista, as acessibilidades rodo/ferro/marítimas, os terminais aéreos, o investimento na ferrovia, os parques logísticos, os portos secos e parques seguros».