A Jungheinrich automatizou o transporte de paletes da empresa alemã de equipamentos hospitalares – Dahlhausen Medizintechnik. O objectivo é transportar um grande volume de mercadorias através de um «processo controlado e eficiente», por longos períodos, entre a área de recepção e de armazenamento. Este investimento surgiu da necessidade recorrente de expansão do espaço das instalações.
«Nos últimos anos, temos vindo a expandir, consistentemente, a actividade e a determinada altura o espaço ficou limitado», explica Holger Linke, director administrativo da empresa, em Halberstadt. «Isso significa que a nova área de recepção de mercadorias teve de ficar descentralizada do armazém. O resultado foram rotas de transporte mais longas, pelo que procurámos uma solução que garantisse confiabilidade do processo e, ao mesmo tempo, aliviasse os nossos colaboradores de fazerem transportes longos e monótonos. Os AGV eram a solução óbvia», diz o responsável.
Neste sentido, a Jungheinrich implementou, em Halberstadt, dois stackers eléctricos automáticos (AGV) ERC 213a, equipados com componentes de automação e navegação e comandados por um software inteligente. O ERC 213a orienta-se no espaço através de lasers e reflectores instalados ao longo da rota. Os scanners de segurança verificam a existência de obstáculos em redor do equipamento, garantindo assim um maior nível de segurança em todas as direcções e a possibilidade de circular em ambientes mistos (equipamentos manuais e pedestres).
A solução automatizada da Jungheinrich em Dahlhausen opera como um sistema autónomo. «Esta solução pode ser conectada em rede, a qualquer momento, com o software de gestão de armazém utilizado pela Dahlhausen. Para além disso, podem ser facilmente adicionados à operação outros AGV», afirma a Jungheinrich.