A unidade industrial da Continental em Vila Real vai aumentar a produção de antenas este mês, reforçando o número de funcionários dos 40% para os 60%, disse hoje o director da unidade industrial, conforme avançado pela Lusa. Esta unidade é um dos principais fabricantes mundiais de antenas para veículos, sendo que a quase totalidade da sua produção se destina à exportação.
A Continental Advanced Antenna Portugal, que produz componentes para automóveis e que conta com cerca de 550 trabalhadores não parou de laborar durante este período de covid-19, mas «o trabalho foi mantido ao ritmo das encomendas». Isto levou a uma redução do número de funcionários nos meses de Março e Abril.
Durante este mês, segundo afirmou à agência Lusa o director da unidade, Miguel Pinto, a empresa vai aumentar a actividade “em 20%”, passando dos cerca de 40% de funcionários a trabalhar em Abril para os 60%. No mês de Abril, a empresa colocou cerca de 30% dos colaboradores em ‘lay-off’, número que será reduzido para metade neste mês de Maio.
De salientar que nas últimas semanas os fabricantes automóveis europeus e dos Estados Unidos da América (EUA) estiveram quase todos parados, estando a funcionar apenas os fabricantes asiáticos. Com a reabertura gradual das várias unidades de produção do sector automóvel, prevê-se uma retoma da actividade na Europa, esperando-se a reabertura nos EUA para os meses de Junho e Julho.
No interior da unidade de Vila Real estão a ser cumpridas rigorosas medidas de segurança e de higiene, como o uso de máscaras, o gel desinfectante distribuído por todo o espaço, as distâncias de segurança na cantina e na área da produção, dispondo ainda de um enfermeiro a tempo inteiro e médico uma vez por semana.
Em 2018, esta fábrica produziu mais de 17 milhões de antenas, exportadas para todo o mundo, e trabalha com empresas como o grupo Daimler, BMW, Audi ou a Volvo.