Da parceria entre o Grupo Salvador Caetano, o Hospital Pedro Hispano e a Câmara Municipal de Matosinhos resultou na conversão de um Autocarro de Aeroporto em unidade de rastreio móvel à Covid-19, que nos primeiros 10 dias já testou 850 pessoas de 7 instituições.
1000 utentes e 700 funcionários de lares de idosos, de unidades de cuidados paliativos e de unidades infantis vão ser testados, no Concelho de Matosinhos, até dia 1 de maio. Para que a operação decorra em pleno está dependente da intervenção de diferentes intervenientes: técnicos de laboratório, administrativos e funcionários das instituições que põem em marcha a operação de rastreio, além dos motoristas do Grupo Salvador Caetano que garantem a deslocação do autocarro, que requer competências específicas, pelas suas dimensões determinadas pelo transporte de passageiros nos aeroportos.
José Ramos, presidente da Salvador Caetano Indústria, adiantou que está em estudo a possibilidade de colocar a circular mais um Autocarro COVID-19BUS para rastreio móvel à doença.
Esta unidade móvel está a funcionar num COBUS 2700S, produzido pela CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia. A dimensão do veículo, o facto de ser amplo no seu interior e a facilidade de adaptação a novas funcionalidades motivaram a escolha deste modelo para assegurar esta missão. O COBUS é o autocarro exclusivo de aeroporto, «líder de mercado, facto que se traduz na presença de mais de 4000 COBUS em 350 aeroportos, de mais de 100 países».
Refira-se ainda que o Grupo Salvador Caetano, porque interessado em manter a sua actividade tão activa quanto possível, está a readaptar instalações, produtos e serviços às novas necessidades de Colaboradores e Clientes. Ainda no combate à pandemia, continua a contribuir – através das suas empresas – com a doação de equipamentos de protecção individual, cedência de veículos aos profissionais de saúde, entre outros.