O Porto da Figueira da Foz disponibilizou no passado dia 22 de Abril, a Janela Única Logística (JUL) aos seus clientes e autoridades. Esta plataforma tecnológica vem substituir o sistema Janela Única Portuária (JUP), que funcionou com «grande sucesso nos últimos anos», no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários.
«Desta forma, o Porto da Figueira da Foz coloca-se no pelotão da frente dos sistemas de gestão portuária ao assumir esta nova plataforma, que partindo da excelente experiência que a JUP proporcionou, se estende para lá do transporte marítimo e alargará faseadamente a sua abrangência ao longo das cadeias logísticas», adianta a administração do porto.
A JUL é um projecto constituindo-se como um ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias. Através deste ecossistema os actores das redes logísticas e as autoridades partilham informação em tempo real e alinham processos para assegurar a sincronização das operações, nomeadamente através da integração digital multimodal dos vários meios de transporte (marítimo-ferroviário-rodoviário) e dos vários nós das cadeias logísticas que utilizam os portos portugueses.
Segundo a administração: «Com a JUL em funcionamento, abre-se agora uma nova fase de evolução digital do Porto da Figueira da Foz, para uma nova dinâmica de olhar para o futuro: inovação dos processos, sustentabilidade nas operações, e crescimento de negócios.»