Dados do INE, referentes à semana de 13 a 17 de Abril de 2020, confirmam que 80% de empresas respondentes referiram que a pandemia implicou uma diminuição no volume de negócios (proporção igual à apurada na semana anterior). Essa redução foi superior a 50% numa grande parte das empresas respondentes (39%). A ausência de encomendas/clientes e as restrições no contexto do estado de emergência foram os principais factores apontados para a redução no volume de negócios.
60% das empresas reportaram reduções no pessoal ao serviço efectivamente a trabalhar, sendo que um quarto referiu uma redução superior a 50%. Face à semana anterior, verifica-se uma estabilização da percentagem de empresas que referiu uma redução do pessoal ao serviço, mas uma maior proporção de empresas a recorrer ao layoff simplificado (51% face a 48% na semana anterior).
Sobre a adaptação da sua actividade em resultado da pandemia, quase 30% das empresas respondentes referiram a diversificação ou modificação da produção e 21% referiram a alteração ou reforço dos canais de distribuição.