A Hapag-Lloyd, um armador que opera 231 modernos navios porta- contentores, acaba de acrescentar ao seu portefólio de serviços uma ferramenta para controlar remotamente e em tempo real os seus contentores frigoríficos.
O serviço designado de “Hapag-Lloyde LIVE”, «vai aumentar a transparência» da supply chain de frio, oferecendo aos clientes diversos dados sobre as condições e localização do contentor. O serviço vai ser lançado inicialmente para um número restrito de clientes e, gradualmente, será alargado à totalidade dos 100.000 contentores refrigerados da empresa, à medida que os mesmos sejam equipados com o sistema.
Segundo Juan Carlos Duk, Managing Director Global Commercial Development, a Hapag-Lloyd quer ser líder em qualidade, «e a empresa entende que este novo serviço vai aumentar a confiabilidade e a responsabilidade de todas as partes envolvidas na cadeia de abastecimento global».
Acesso fácil aos dados
Esta nova solução é mais um passo na digitalização da carga refrigerada. Os dados vão estar facilmente acessíveis aos clientes através de um dashboard o “Hapag-Lloyd Navigator” que foi lançado no final de 2019. Com o “Hapag-Lloyd LIVE” os clientes poderão ter facilmente acesso a toda a informação relevante da sua carga. No momento de lançamento os clientes podem ter acesso aos seguintes dados: ponto de ajuste da temperatura real; Temperatura do ar no momento de entrega e retorno; localização GPS; track & trace de eventos no contentor.
Colaboração dos clientes é valorizada
«É encorajador ver o Hapag-Lloyd LIVE a ser introduzido nos contentores refrigerados», afirmou Benjamin Kaiser, Vice President Global Reefer Trade da Kuehne + Nagel . «Para a Kuehne + Nagel e também para os nossos clientes, a transparência da supply chain é critica para se poder entregar a carga com a melhor qualidade possível. Podermos colaborar no desenvolvimento do produto numa fase inicial ajudou a que este fosse ao encontro das necessidades dos nossos clientes.»
Os equipamentos de monitorização vão ser desenvolvidos pela empresa em soluções de visibilidade para a supply chain – a Globe Tracker ApS. Os equipamentos enviam dados sempre que o navio esteja ao alcance de uma rede móvel – de 15 em 15 minutos se estiver ligado a uma fonte energética, na ausência desta de quatro em quatro horas. A totalidade da frota de contentores refrigerados vai ser gradualmente equipada, sendo o foco inicial a Europa e América do Sul.