A LASO está a preparar o transporte de vários componentes eólicos para o Parque Eólico Alecrim-Urze no Paúl da Serra, na ilha da Madeira, que irá iniciar já esta sexta-feira. Num total de 12 pás eólicas com 67mt cada uma, o seu transporte está dividido em 2 fases. Na primeira fase, o transporte será feito de forma convencional, cujo percurso tem início no Porto Caniçal até à Ribeira Brava.
Já na segunda fase, o transporte será efectuado com recurso à utilização do equipamento Blade Lifter. Este equipamento para além de desempenhar um papel determinante quando existem estradas sinuosas, curvas apertadas, zonas povoadas, e inclinações anormais, permite levantar a pá eólica transportada até 60º de inclinação, assim como rodar 360º sobre o seu eixo.
Já o transporte dos 4 geradores com 120 toneladas de peso cada, será feito em 4 fases devido «à complexidade do trajeto e exigência das obras de arte a atravessar», como indica a empresa. Entre as fases, serão usadas 3 composições diferentes de transporte com comprimento máximo acima dos 70mt. No transporte de cada gerador serão utilizados 2 a 3 camiões para traccionar as respectivas composições e “vencer” as acentuadas subidas que caracterizam a ilha.
Nesta operação estarão envolvidos cerca de 8 camiões, 38 linhas de eixo para o transporte de cada gerador, 1 Blade Lifter, 18 colaboradores da LASO e 20 agentes da PSP.