A Ardian anunciou a aquisição da Frulact à família Miranda, com apoio da atual equipa de gestão. A Frulact é uma fabricante de ingredientes naturais criados a partir de frutas e plantas para a indústria alimentar e de bebidas. A empresa conta com um vasto portefólio de produtos baseados em preparados de fruta e vegetais para laticínios, gelados, sobremesas, bebidas, aromatizantes e ingredientes alternativos à base de plantas.
Com sede na Maia – Porto, a Frulact emprega mais de 750 trabalhadores, opera em nove unidades industriais na Europa, África e América do Norte, vendendo os seus produtos em mais de 40 países e registando um volume de negócios perto dos 115 milhões de euros
A Ardian irá apoiar a equipa de gestão da Frulact para acelerar o plano estratégico e consolidar a posição do grupo como um dos líderes globais na indústria alimentar, apoiando as atividades já em curso e fortalecendo as competências da Frulact em nichos e ingredientes adjacentes ao negócio. «O conhecimento profundo da Ardian sobre a indústria de ingredientes alimentares, a sua rede global e o apoio que pode oferecer enquanto uma das principais sociedades de investimento internacionais fazem desta empresa a melhor parceira para identificar e promover oportunidades de crescimento que permitam transformar a Frulact num líder global», segundo comunicado.
A Ardian confiará na atual equipa de gestão para desenvolver este projeto, liderado por Duarte Faria como CEO. João Miranda irá exercer as funções de Presidente não-executivo do grupo.
A Frulact é o primeiro investimento da equipa da Ardian Buyout em 2020. Com 50 trabalhadores em sete escritórios na Europa e em Nova Iorque, a equipa de buyout investe em empresas de valor médio e alto com elevada qualidade de forma a transformá-las em líderes globais nos respetivos nichos de mercado.