A Transitex, um transitário e fornecedor de soluções logísticas, que faz parte do universo da Yilport Holding, com 35 escritórios em mercados chave a nível mundial, vai expandir as suas operações no Médio Oriente e Norte da Europa.
À medida que os portos se tornam nós estratégicos das cadeias logísticas globais é «imperativo oferecer serviços logísticos integrados», para poder conectar serviços de transporte terrestre com os sistemas logísticos dos portos. Robert Yuksel Yildirim, presidente da Yilport Holding, deixou claro que a Transitex vai continuar a expandir a sua rede logística internacional em 2020, «pois na visão da Yildport o shipping, os portos e a logística têm de integrar o portfólio de oferta de serviços aos nossos clientes».
O grupo Yildirim vai continuar a investir nestas áreas de negócio estratégicas. Fundada em 2002 com o principal objectivo de estender o hinterland do porto de Lisboa, a Transitex tornou-se um «player importante na Península Ibérica», tendo continuado a solidificar a sua presença nos países lusófonos e da América latina. Assume-se como «líder de mercado» no transporte de fruta de Portugal e Espanha para o Brasil e diz deter o segundo lugar no transporte de frescos para o Brasil.
Em 2019 a empresa expandiu a sua presença na América do Norte e no Reino Unido e abriu escritórios em Miami e Manchester em 2019.
Após a aquisição da Transitex em 2016, com a ajuda do portefólio da Yilport e da presença global do grupo Yildirim, a Transitex tem continuado a crescer e a investir na sua presença em localizações estratégicas. Assim, abriu escritórios na Turquia, Suécia, Equador (onde a Yilport tem terminais), Tanzania, Argentina, Uruguai, EUA, Reino Unido. Com estas aberturas a sua presença global cresceu de 15 para 21 países. Para além de se focar em novos mercados, a Transitex fez investimentos numa frota de camiões no Brasil e Moçambique e no hub ferroviário em Elvas, Portugal.
Em 2020 a empresa tenciona expandir as suas operações para o norte da Europa e Médio Oriente e fazer investimentos nas suas infraestruturas no sul de África «para fortalecer a sua posição aumentando o espaço de armazenagem e da frota de camiões».
A Transitex foi adquirida pela Yilport Holding «para complementar a estratégia one stop shop de serviços portuários, promover o crescimento sustentável, expandir e servir uma base de clientes diversificada e global». O crescimento sustentado da Yilport Holding tem sido reconhecido pela indústria. Segundo o Drewry’s Global Container Terminal Operators Annual Review and Forecast 2019, a Yilport Holding está listada em 12 lugar entre os operadores internacionais de terminais de contentores. A empresa conseguiu também a distinção de Operador Portuário do ano, atribuído pela Lloyd’s List, em Dezembro de 2018.