O Portal da Queixa, a rede social de consumidores de Portugal, tornou-se na primeira plataforma online a registar informações como reclamações, rankings, avaliações e estatística em Blockchain. A inovação permite garantir a total transparência da informação publicada e, deste modo, reforçar a confiança dos consumidores. A tecnologia foi implementada em parceria com o Hash Institute.
De entre as várias vantagens, a implementação da tecnologia blockchain no Portal da Queixa permite ao consumidor ter as suas reclamações eternizadas e imutáveis, não podendo ser manipuladas ou adulteradas. Por outro lado, qualquer tipo de interacção – todas registadas em blockchain – estão disponíveis para consulta por qualquer pessoa, garantindo «o máximo de transparência». Por outro lado, em situação de tentativa de manipulação ou fraude das reclamações, ela passa a ser totalmente identificável no sistema.
Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, explica que «a implementação da tecnologia blockchain como validador inquestionável do Índice de Satisfação (IS), representa um enorme avanço na perseguição do nosso principal objectivo – a reputação das marcas com base na experiência do consumidor. Por conseguinte, esta validação tecnológica coloca ainda mais o Portal da Queixa, num posicionamento de isenção e equidistância face ao conteúdo publicado pelos seus utilizadores, tendo em conta que o algoritmo resulta apenas da interacção das marcas com os seus clientes, na sequência do tratamento das reclamações publicadas e sem qualquer acção interventiva por parte da plataforma».