A Garland Transport Solutions, criada há cerca de um ano, resultante de uma reestruturação do Grupo Garland, adianta que os movimentos de mercadorias de Portugal para os Estados Unidos aumentaram, na sequência da guerra comercial entre os norte-americanos e a China.
Peter Dawson, presidente do Grupo Garland explica que: «O conflito entre os Estados Unidos e a China está já a fazer aumentar as exportações portuguesas para a América para compensar a ausência de produtos chineses em setores como têxtil, calçado, cerâmica, entre outros. Para responder a esta tendência de mercado, a Garland Transport Solutions assinou recentemente uma parceria com uma transportadora norte-americana, que marca presença em todos os Estados Unidos». O responsável afirma mesmo que: «Acreditamos que as exportações portuguesas para os Estados Unidos terão condições para continuar a crescer no próximo ano».
De salientar que a Garland Transport Solutions registou em 2018 um crescimento de 4%, terminando o ano com um volume de negócios a rondar os 53,4 milhões de euros. Apesar deste incremento ser notório em todas as áreas dos transportes, «as vias marítima e aérea têm registado um crescimento superior à terrestre».
Hard Brexit “não é preocupação”
Sobre o Brexit, a Garland Transport Solutions mostra-se “tranquila”, «até porque o mercado inglês não é o mais importante em termos de movimentação de carga de/ e para Portugal». Contudo, na eventualidade da saída do Reino Unido da Europa sem acordo, a empresa irá continuar a assegurar as necessidades dos clientes em colaboração com o seu parceiro PSL Freight. «Com escritório e operações no Porto de Dover há mais de 40 anos e uma operação de 24 horas por dia, 7 dias por semana, a PSL Freight tem uma vasta experiência em procedimentos alfandegários, nomeadamente em toda documentação de exportação e importação, prestando ainda serviços nos restantes portos por intermédio de documentação eletrónica», refere a empresa.
Estratégia 2019
Para este ano a estratégia da empresa passa pela consolidação dos mercados como Inglaterra, Suécia, Suíça, Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha e crescer em países onde querem reforçar os serviços, como é o caso de França. O sector têxtil continuará a ser uma grande aposta, onde a Garland Transport Solutions tem já uma presença dominante, sobretudo no transporte de carga pendurada, como adianta Jorge Rocha, diretor dos serviços de Customer Service de Garland Transport Solutions. Outro mercado em que a empresa pretende crescer esta ano é no transporte de contentores a granel, sendo que, atualmente, movimenta entre cinco e sete mil contentores por ano.