A Navaltagus empresa do Grupo ETE, construiu uma embarcação multifunções destinada à empresa Transfluvial Navegación TFN do Uruguai, empresa responsável pelo abastecimento de madeira à Montes del Plata, uma das maiores fábricas de celulose e pasta de papel do mundo.
O navio foi construído num tempo «muito curto», seis meses, pela Navaltagus, empresa engenharia, construção e reparação naval do Grupo ETE, que detém dois estaleiros no Tejo, um na margem norte e outro na margem sul, responsáveis por 85 docagens anuais e diversos projectos de construção e reparação naval.
Segundo Luís Figueiredo, administrador do Grupo ETE, «este navio obedece às especificações técnicas pedidas pelo cliente, podendo ser usado no mar, em zonas fluviais, para transporte, para rebocar, sendo simultaneamente suficientemente pequeno para poder ser deslocado por terra se necessário».
O navio vai ser uma peça importante nas operações logísticas de apoio ao abastecimento da fábrica Montes del Plata.
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presente na cerimónia destacou, a capacidade técnica, de inovação bem como os investimentos realizados pelo grupo e a importância para o país da internacionalização que tem vindo a fazer.