A Amazon está a planear expandir as lojas Whole Foods nos EUA, com o objectivo de colocar mais clientes ao alcance do serviço de entrega de duas horas do gigante do comércio electrónico.
Esta política vai levar à expansão da Whole Foods para mais subúrbios e outras áreas onde o retalhista de produtos naturais está rapidamente a ganhar clientes desde a fusão. A Whole Foods vive um período de mudança desde a sua aquisição por parte da Amazon em 2017, por cerca de US $ 13,5 mil milhões.
A Amazon e a Whole Foods recusam comentar a construção de novas lojas ou os valores envolvidos. No entanto, na região das Montanhas Rochosas, sabe-se que funcionários da Whole Foods visitaram espaços potenciais para abertura de lojas em Idaho, sul de Utah e Wyoming, onde o retalhista não tem lojas. Alguns destes espaços têm áreas, um pouco maiores que a loja média da Whole Foods. A rede de supermercados vai usar esse espaço extra para acomodar a gestão e entrega de compras online feitas via Amazon.
A construção destas novas lojas vai acelerar a concorrência entre retalhistas que estão a desenvolver esforços para manter os clientes. Os supermercados vêm manter os preços baixos e estão a acrescentar novos serviços à medida que os consumidores optam cada vez mais pelas compras online. Outros retalhistas estão a ampliar as suas gamas de produtos, desde os discounters, como a Aldi e a Lidl, a redes de farmácias e lojas de conveniência.
Ganhos no segmento alimentar da Amazon
Embora o retalho alimentar ainda seja uma parcela pequena da facturação da Amazon, a aquisição da Whole Foods pela Amazon levou a um incremento no crescimento deste segmento, tanto nas lojas físicas como no comércio electrónico.
A Amazon passou a oferecer o Prime Now, uma opção de entrega de duas horas para os membros do seu serviço de assinatura Prime em mais de 60 cidades, e a recolha de compras online das lojas Whole Foods em apenas 30 minutos em quase 30 cidades. A Amazon prevê expandir estes serviços a quase todas as suas cerca de 475 lojas Whole Foods nos EUA. A Amazon também quer usar benefícios que oferece aos membros Prime para atrair novos clientes para a Whole Foods.
O serviço Prime Now está a tornar-se popular. A Amazon declarou que entregou mais perus do que nunca através do Prime Now e do serviço AmazonFresh no último Thanksgiving, e que a Whole Foods bateu o recorde de vendas de aves no último thanksgiving.