FNAC Portugal realiza investimentos na área logística
18 de Novembro de 2014
A FNAC Portugal realizou diversos investimentos durante este ano ao nível da sua logística. João Neves, director de logística e supply chain da empresa, adianta à Logística Moderna que as mudanças ocorreram ao nível dos Recursos Humanos, armazém, transportes e operador logístico.
Como explica, ao nível dos Recursos Humanos, o investimento foi realizado em termos da formação e do aumento do quadro de efectivos. No armazém, a empresa procedeu a alterações no layout, bem como ao investimento em automação e estanteria para armazenagem. Ao nível dos transportes, como refere João Neves, “embora sendo subcontratados, aumentámos a taxa de utilização nos últimos quatro meses, assim como quando comparado com o período homólogo de 2013”. Por fim, em termos do operador logístico, o responsável acrescenta que “a logística é in house mas nos últimos quatro meses recorremos ao aluguer de espaço e contratação de execução de serviços de valor acrescentando. Ambos por via de utilização de serviços de um operador logístico”.
A empresa realizou também um projecto de reformulação das rotas de distribuição. O responsável explica que o projecto já se encontra concluído e visou, em primeiro lugar, “ajustar a frequência de entregas ao potencial actual de venda de cada loja” e, em segundo lugar, “optimizar o custo de transporte face ao crescimento orgânico – mais cinco lojas”. Como acrescenta, “o objectivo é manter constante o peso do custo de transporte anual nas vendas anuais”.