Treze responsáveis de procurement africanos assinaram uma declaração a comprometerem-se a melhorar os processos de compras com recurso ao uso de tecnologias inovadoras após a Conferência Global de Compras Públicas, realizada em Washington DC.
A reunião para assinar a declaração da Revolução Digital nos Contratos Públicos foi conduzida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Banco Africano de Desenvolvimento.
Os responsáveis assinaram a declaração por entenderem que a tecnologia vai introduzir mais eficiência, concorrência e transparência no processo de compra.
Descomplicar a aquisição
“A África está na encruzilhada do desenvolvimento. Esta conferência ofereceu uma importante oportunidade de networking e despertou muitos países africanos para modernização de suas funções de compras ”, comentou Saer Niang, representante da Autoridade Reguladora de Compras do Senegal.
“A nova estrutura de aquisições do Banco Africano de Desenvolvimento incentiva a aplicação de novas tecnologias e promove o uso de compras electrónicas”, comentou o director de políticas de aquisições do banco, Ashraf Ayad.
Os países em África estão em patamares diferentes no que toca à adopção de sistemas electrónicos de compras governamentais bem como de quaisquer outros sistemas de informação, o que vai facilitar e tornar mais eficientes as actividades de procurement nestes países.