Através da sua solução Dachser Chem-Logistics, o operador logístico Dachser movimentou em 2017, 3,1 milhões de toneladas de produtos químicos em cerca de 3,3 milhões de expedições. Desde a introdução desta solução na Península Ibérica, em 2015, a faturação dos serviços logísticos prestados cresce, em média a cada ano, cerca de 10 por cento.
Em comunicado, a Dascher indica que segundo dados da Federação Empresarial da Indústria Química Espanhola o setor químico está a atravessar um período de prosperidade na Península Ibérica, tendo faturado, em 2017, mais de 63 mil milhões de euros, mais 27 por cento do que no ano anterior. As estimativas são positivas, prevendo-se uma tendência de crescimento do sector, nos próximos 15 anos. Esta reformulação do mercado alterou as necessidades logísticas das empresas do setor químico, que reorientaram as suas vendas do mercado nacional para o internacional, mais especificamente, para o mercado europeu.
Refira-se que esta evolução está intrinsecamente ligada ao boom de exportações do setor químico, uma vez que esta é uma das principais matérias-primas e matéria intermediária do setor automóvel e do setor da construção, cuja indústria foi deslocada, em 2008, para países da Europa Central e Oriental. Na última década, esta tendência traduziu-se num aumento de 54 por cento nas exportações de produtos químicos.
No caso de produtos químicos, a rede Dachser detém 23 filiais com certificado SQAS (Safety and Quality Assessment for Sustainability), sistema de avaliação que assegura «elevados padrões» no que toca a questões relacionadas com a saúde, a qualidade, a segurança e, ainda, o meio ambiente. É o caso dos centros logísticos de Barcelona Norte e Valência, que já conquistaram o certificado SQAS, esperando-se, ainda, que a filial de San Sebastian integre este grupo em 2019.
Juan Quintana, managing director European Logistics da Dachser Iberia, explica que «para gerir de forma eficaz a cadeia de distribuição de produtos químicos, no âmbito de uma rede de grupagem para bens industriais altamente estandardizada, é necessário compreender perfeitamente as especificidades do setor». O responsável acrescenta ainda que “o mais relevante é ter uma equipa de profissionais qualificados capazes de assessorar diariamente todos os serviços de logística para o setor químico”. Atualmente, a Dachser conta com um total de 197 conselheiros de segurança, distribuídos por toda a rede europeia, bem como uma equipa central de gestão de mercadorias perigosas, localizada na sede da empresa, em Kempten, Alemanha.