Jordão poupa 35% do tempo total por cada obra expedida
4 de Novembro de 2014
A Jordão, empresa que desenvolve e produz equipamentos de refrigeração comercial para o retalho alimentar e canal HORECA, adoptou recentemente a metodologia kaizen. O projecto visou o desenho de uma nova linha de pós-montagem que permitisse integrar todas as tarefas executadas de forma dispersa.
O projecto foi desenvolvido com o apoio do Kaizen Institute Portugal e a intervenção resultou num já num ganho de 35% do tempo total por cada obra expedida. A empresa espera um ganho no final do projecto de 50%.
A nova linha integra tarefas de montagem, embalamento, desmontagem, limpeza, inspecção e engradamento, as quais eram dispersamente executadas até então. Para o efeito, foi desenhada uma célula piloto que permite que equipas mistas desenvolvam todas as tarefas no mesmo local, minimizando ineficiências existentes no layout anterior, tais como deslocações para procurar peças e ferramentas, movimentação de móveis e dependência de empilhadores.
Este conceito está a ser desdobrado e até ao final do ano serão criadas mais 10 células com o mesmo layout e modo de funcionamento.
Está também calendarizado o treino dos operadores para ir ao encontro da maior polivalência e flexibilidade que o novo modelo permite. Em paralelo, estão a ser trabalhadas várias equipas a nível de kaizen diário.
Em 2013, a Jordão equipou mais de 3.500 pontos de venda e exportou mais de 70% da produção.