Um estudo desenvolvido pela CIONET identifica que mais de um terço das empresas portuguesas vão utilizar Inteligência Artificial (IA) em menos de um ano. O relatório “O Impacto da Inteligência Artificial nas Organizações Portuguesas” resulta de um inquérito realizado junto da comunidade de CIO, CTO e IT Directors portugueses.
Um dos dados mais relevantes deste estudo indica que 34,6% dos inquiridos estarão a utilizar uma solução de IA em menos de um ano. Atualmente, 39% dos inquiridos afirmam que a sua organização já está a utilizar algum tipo de ferramenta de Inteligência Artificial nas suas operações diárias.
Segundo o inquérito da CIONET Portugal, os inquiridos afirmam que Machine Learning e Chat Bots serão as soluções de IA que a sua organização irá implementar de forma mais recorrente. Machine Learning é claramente a ferramenta de IA mais reconhecida pelas empresas portuguesas; 94% das organizações referem que irão aplicar este tipo de solução de forma mais recorrente.
Os inquiridos afirmam ainda que a IA poderá ter outro tipo de impacto nas suas organizações, como automatização de infraestruturas, IA ligada a Internet of Things (IoT) ou mesmo no apoio ao diagnóstico num hospital, por exemplo.
Sobre a questão da empregabilidade, o estudo revela que a IA poderá ter um impacto líquido positivo de 15,1% na empregabilidade portuguesa. «Este número resulta da diferença entre o aumento dos atuais postos de trabalho, aliado à criação de novas funções e a perda de postos de trabalho resultantes deste novo paradigma», conclui o estudo.