ANTRAM desiludida com proposta de Orçamento de Estado para 2015
21 de Outubro de 2014
A ANTRAM mostra-se desiludida com a proposta de Orçamento de Estado para 2015 apresentada pelo Governo. “Eram esperadas medidas de apoio e incentivo à economia e ao sector, em particular em sede fiscal, o que não veio a acontecer”, avança a associação em comunicado.
Como aponta, “uma vez mais, a área dos transportes for renegada para segundo plano, tendo sido onerada com uma maior carga fiscal – aumento em dois cêntimos/litro da contribuição de serviço rodoviário – e esquecida quanto às demais matérias orçamentais”.
Segundo a ANTRAM, “foi totalmente inesperado o anúncio do aumento da contribuição de serviço rodoviário na medida em que, tal acarretará graves consequências para um sector em que um dos principais custos de produção assenta no consumo de combustível”. Este aumento, segundo aponta, “levará forçosamente (…) a um aumento no preço de combustível para o ano de 2015”.
Também os benefícios fiscais acordados para o sector no memorando de entendimento celebrado entre a ANTRAM e o Governo em 2011 “foram novamente ignorados nesta proposta, designadamente a majoração com custos suportados com a aquisição de combustíveis para efeitos de IRS”. Além desta, “a isenção das mais-valias, quando reinvestidas na aquisição de veículos de mercadorias, já prevista em anos anteriores, não foi contemplada2.
Face a esta situação, a associação irá pedir uma reunião, com carácter de urgência, ao Governo.