A Luís Simões (LS) apresentou o seu novo Relatório Anual de Sustentabilidade, onde a inovação, digitalização e tecnologia são os temas fulcrais. No que concerne às tecnologias inovadoras, o novo sistema Pick To Light permitiu à LS “melhorar os índices de produtividade” no processo logístico de preparação no canal de venda direta e as condições de trabalho dos seus colaboradores na preparação de pedidos.
O projeto, desenvolvido e implementado durante o ano de 2017, consistiu na implementação de um sistema Pick To Light que tem como suporte físico 3 carts formados por 12 slots com dispositivos luminosos. Desta forma, o sistema permite a preparação simultânea de 12 pedidos, ou seja, uma redução do tempo de preparação, obtendo um maior número de pedidos num único processo. O sistema funciona com o suporte de um novo software que permite agrupar esses 12 pedidos por meio de algoritmos específicos.
Paralelamente a esta operação, foi adquirido um equipamento de leitura por radiofrequência, denominado ring scan, que colocado numa das mãos do operador permite o uso de ambas as mãos na preparação do pedido. Este projeto possibilitou a melhoria da produtividade dos operadores na preparação dos pedidos, através da redução do tempo e da diminuição do número de movimentos repetitivos desnecessários e da redução nos erros na preparação.
A eficiência do projecto foi testada no período natalício, onde se verifica um dos maiores picos de vendas do ano, obtendo uma resposta “muito positiva”, adianta a empresa, com a preparação de mais de 400 guias diárias na maior parte dos dias.