O novo sistema para transporte nas condições de refrigeração assegura um ambiente sem quaisquer flutuações térmicas. Para garantir a fiabilidade do sistema, a tecnologia foi testada em ambiente simulado e em contexto real durante um processo progressivo que se estendeu por 18 meses.
O novo sistema pressupõe a incorporação de unidades de contentorização estanques e isotérmicas (ekoolers), que funcionam de forma totalmente autónoma das viaturas de transporte e que através de uma tecnologia inovadora gera condições estáveis de refrigeração a uma temperatura entre os 2 e os 8ºC positivos.
O funcionamento destas unidades, assenta em princípios da termodinâmica clássica (entalpia) através dos quais, com mecanismos inerentes a reacções moleculares que são alimentadas com recurso a energia eléctrica armazenada em baterias, se dota cada ekooler da capacidade da termo-regulação – controlo a temperatura interior sem ter de se recorrer a factores externos.
“Em Portugal, é habitual no transporte em viaturas refrigeradas, os produtos estarem sujeitos à oscilação da temperatura inerente às sistemáticas aberturas de porta ao longo do processo de distribuição. O nosso desafio foi criar um Sistema onde os produtos são transportados numa unidade totalmente estanque e funcionalmente autónoma, para que não haja flutuações climatéricas exógenas e garantir assim a integridade dos produtos por nós transportados”, afirma NunoRangel, ceo da Rangel Logistics Solutions.
Devido ao facto do funcionamento dos eKOOLER’s ser independente da actividade do motor da viatura utilizada na distribuição, é também possível o condutor desligar o veículo aquando a concretização das entregas reduzindo o risco de apropriação indevida.
Uma das principais vantagens do novo sistema de transporte, é ser “amigo” do ambiente, permitindo à Unidade Pharma da Rangel não utilizar soluções passivas, comuns ao transporte refrigerado, reduzindo os custos ambientais decorrentes do processo de produção.
Igualmente importante, é o facto de este sistema inovador contar com compostos de refrigeração que, ao contrário das soluções convencionais, não ccontribuem em medida alguma para o efeito de estufa.
Como parte integrante do investimento, foram criadas infra-estruturas específicas na totalidade das plataformas da Unidade Pharma da Rangel para as operações de cross-docking, estando asseguradas as condições de temperatura requeridas para produtos farmacêuticos refrigerados.
Para além da informação atualmente disponibilizada no portal para os clientes – myRangel- foi também implementado um avançado sistema de telemetria em conceito IoT (“Internet das Coisas”) que gera e disponibiliza informação em tempo real da temperatura a que os produtos estão sujeitos ao longo de todo o período de transporte.
O sistema de alarmes remotos permite que qualquer anomalia ou desvio seja imediatamente identificado e que sejam aplicadas rapidamente medidas de contingência.