DHL Parcel inicia projecto-piloto com drones para entregas de medicamentos
25 de Setembro de 2014
Dentro de pouco tempo, a Deutsche Post DHL Parcel, dedicada ao envio de pequenas encomendas, lançará o seu projecto-piloto para utilizar drones nas entregas urgentes de medicamentos e bens entre a ilha de Juist, no Mar do Norte e Norddeich, na Alemanha.
Este projecto prevê a realização de voos com aeronaves não tripuladas que serão operadas fora do campo de visão de um piloto. Com estes equipamentos, a empresa dá mais um passo no seu projecto “parcelcopter” iniciado em Dezembro de 2013.
Neste projecto, a empresa contou com a colaboração do Institute of Flight System Dynamics da RWTH Aachen University e a Microdrones. O projecto foi também coordenado com a DFS Deutsche Flugsicherung e o Ministério de Transportes alemão para estabelecer uma zona de voo restrita exclusivamente a este projecto de investigação. Além disso, a ilha de Juis também aprovou voos com drones no parque nacional de Watternmeer.
Desde o seu primeiro voo, em Dezembro passado, o “parcelcopter” foi modificado especialmente para realizar este trajecto. Assim, os investigadores envolvidos neste projecto optimizaram aspectos como a duração do voo, a autonomia do drone e a velocidade de resistência ao vento e às condições climáticas do Mar do Norte.
O voo será completamente automatizado, o que significa que nenhum piloto deverá realizar acções durante qualquer fase do voo. Por razões de segurança e de cumprimento dos requisitos estabelecidos pelos organismos responsáveis, o drone será monitorizado constantemente durante o voo por uma estação terrestre móvel em Norddeich. Desta forma, pode actuar-se imediatamente em tempo real em caso de emergência. Além disso, a estação terrestre também de manterá em contacto permanente com os controladores aéreos.
Para garantir que o parcelcopter opera e volta de forma segura e aterra no lugar certo foi desenvolvido um piloto automático com funções automatizadas. A uma altura de 50m, o “parcelcopter” pode viajar até 18m por segundo, dependendo da velocidade do vento.
Serão transportados principalmente medicamentos desde o continente até à ilha de Juist o que contempla um percurso de 12km, aproximadamente, a certas horas durante a semana e fim-de semana.
Concretamente, um drone partirá do porto de Norddeich e aterrará numa plataforma de lançamento numa área da ilha de Juist, reservada para o efeito. A partir dali, um carteiro da DHL entregará a mercadoria até ao destinatário.
Para assegurar que durante o transporte a mercadoria mantém a sua integridade, a DHL desenvolveu um contentor especial de transporte aéreo ligeiro e resistente às condições climatéricas e à agua.
Para já, a empresa não prevê alargar este serviço às operações normais de entrega de encomendas. No entanto, caso seja tecnicamente e economicamente viável, a empresa considera-a uma opção interessante para o futuro no caso das entregas urgentes de medicamentos e bem em zonas pouco povoadas, remotas ou em caso de emergência.