Unilever lidera top 15 europeu ao nível da cadeia de abastecimento
16 de Setembro de 2014
A Unilever é a empresa com a melhor cadeia de abastecimento na Europa, indica o último ranking desenvolvido pela consultora Gartner. A empresa manteve a sua posição face ao ano passado, depois de “demonstrar excelência na cadeia de abastecimento e anos de liderança ano após ano”, refere a Gartner.
Na segunda e terceira posição está, uma vez mais, o grupo espanhol Inditex e a cadeia têxtil sueca H&M. Além da Seagate, juntaram-se a este ranking três novas empresas: a Ahold, Delphi Automotive e Reckitt Benckiser, tendo desaparecido as empresas Astrazeneca, Danone, British American Tobacco e Tesco.
Para a realização deste ranking, a consultora combina dados financeiros com a opinião de especialistas. As melhores cadeias de abastecimento contam com uma gama de melhores práticas, como por exemplo práticas avançadas de colaboração, inovações ao nível da gestão da procura, formação, planificação integrada do negócio ou planificação das operações.
As melhores cadeias de abastecimento europeias estão presentes nos sectores automóvel, químico, produtos de grande consumo, retalho, entre outros, e contam com a sua sede em vários países europeus, nomeadamente Espanha, Alemanha, França, Suécia, Suíça e Reino Unido.
O top 15 é assim integrado pela Unilever, Inditex, H&M, Seagate Technology, Nestlé, L’Oreal, BMW, GlaxoSmithKline, Diageo, Ahold, Delphi Automotive, BASF, Volkswagen, Reckitt Benckiser e Syngenta.