Grandvision Portugal focada no omnicanal
2 de Setembro de 2014
Aos mais de 160 pontos de venda MultiOpticas espalhados por todo o país junta-se desde a semana passada mais um: www.multiopticas.pt é o site da marca de serviços ópticos e também o novo canal de vendas da empresa. A rede de lojas físicas da marca continua a ser importante, sendo que às valências que já tinha junta mais duas. É um possível ponto de recolha de encomendas e assegura assistência ao novo canal.
Óculos de Sol, lentes de contacto, líquidos de conservação e limpeza de lentes de contacto ou óculos de leitura (pré-graduados) são alguns dos produtos que se encontram na nova loja virtual da MultiOpticas que viu na tecnologia online a forma de responder às novas tendências de consumo.
Em termos práticos, este novo posicionamento exigiu um acompanhamento por parte da cadeia de abastecimento e um reajustamento nas operações do fabricante de produtos ópticos. Como explicou à Logística Moderna Marco Pombo, director de Supply Chain da Grandvision Portugal, “este novo canal de venda, faz parte, de facto, de uma estratégia da nossa empresa definidos com a clara intenção de melhorar a relação e proximidade entre o nosso cliente e a nossa marca. São várias fases, implementadas progressivamente. Falamos concretamente numa abordagem omni-channel. Por isso mesmo, não se termina aqui, numa loja virtual”.
Quanto a impactos nas operações o director de Supply Chain realça sobretudo dois aspectos: Por um lado, “a informação passa a ter de estar actualizada no momento. Este é um factor crítico para a decisão do nosso cliente neste tipo de canal;” e, por outro, “a nossa capacidade de resposta tem de ser imediata. Um cliente de uma loja “click” não tem o mesmo nível de tolerância que um cliente de uma loja “brick”. Não se compadece em esperar vários dias pela entrega de um qualquer produto, nem está disponível para o ir buscar. É o produto que tem de ir ao encontro do cliente”.
A área de Supply Chain é um pilar fundamental em todo o processo de vendas deste novo canal, onde o processo de compra é muito dinâmico, preparado para ser feito durante 24H/365 dias por ano. “A selecção e efectivação da compra é muito rápida mas ao mesmo tempo, o cliente avalia e dá feedback também muito rapidamente”, lembra Marco Pombo.
A interacção entre a loja web e a loja física tem de ser muito célere também, quer na disponibilidade do produto para entrega, quer nas eventuais assistências. Um cliente pode comprar na loja web e pedir assistência na loja física. Logo a informação electrónica tem de fluir muito rapidamente entre os nossos sistemas.
Fique a conhecer na LM 133 os principais desafios logísticos que coloca à GrandVision Portugal este passo estratégico da empresa, o seu foco no omnicanal e os investimentos que tem vindo a realizar na supply chain.