Plasteuropa e P&I Displays and Packaging substituem paletes brancas de troca com a Chep
2 de Setembro de 2014
Plasteuropa e P&I Displays and Packaging pretendem aumentar em dois dígitos os seus negócios com a Chep, prestadora de serviços de pooling de paletes e contentores, através da substituição das suas paletes brancas de troca.
De acordo com a Chep, em comunicado, estas duas empresas estão comprometidas com a tendência para uniformização e profissionalismo do sector da embalagem em Portugal, onde novos protocolos de logística e de operações estão a ser amplamente aceites.
Segundo a Chep, apontando dados da associação nacional de embalagens e da AICEP Portugal, “o sector das embalagens representa 4,5% do total das exportações portuguesas”.
A Plasteuropa, dedicada às embalagens flexíveis para a indústria alimentar, sacos de compras e publicidade, opera quatro fábricas de produção em Portugal. A empresa utiliza actualmente paletes da Chep para 25% da sua produção, cerca de 30.000 paletes anuais.
Hilário Costa, sourcing manager, refere que “os nossos produtos são todos paletizados e uma palete pode pesar até 1200kg. Precisamos então de paletes de qualidade como a Chep”. O responsável salienta que a empresa pretende aumentar significativamente a operação de paletes com a Chep porque “o sistema de pooling é muito melhor e mais rentável do que a palete branca de troca”. Como aponta, “estamos a poupar cerca de 50% usando a Chep vs as paletes brancas de troca, graças ao sistema de gestão da Chep e à sua experiência na cadeia de abastecimento”.
Já a P&I Displays and Packaging, empresa que opera em dois locais de produção em Portugal, tem como principais clientes fabricantes de bens de grande consumo, incluindo Shelf-Ready Packaging and Displays (SRPD). Com a implementação de uma nova estratégia de exportação, a produção da empresa para o mercado internacional deve subir de 15% para 35%, com um foco principal no mercado espanhol.
A empresa é cliente da Chep há cerca de dois anos e anualmente tem aumentado gradualmente os seus fluxos de paletes brancas de troca para paletes da Chep. O ano passado, a empresa expandiu em 80% a utilização das paletes da Chep, “devido à optimização da sua cadeia de abastecimento e redução de custos”.
Vasco Garcia, CEO da P&I Displays & Packaging, refere que a empresa realizou “testes nas paletes da Chep e nas paletes brancas de troca em três áreas: transporte, custo e adequação aos nossos produtos SRPD”. Em resultado dos testes, a empresa seleccionou a Chep para a ajudar a crescer. “As paletes de elevada qualidade ajudam a reduzir os danos nos produtos durante o armazenamento e transporte e, por outro lado, cortámos nas despesas com a substituição de paletes brancas perdidas”. Desde 2012, a empresa tem uma estimativa de poupança de 34% com a Chep vs paletes brancas de troca. “Continuamos a consciencializar os nossos clientes para os benefícios da Chep e assim podemos expandir ainda mais os fluxos Chep”.
“Estes dois clientes reconhecem as vantagens que a Chep oferece sobre as paletes brancas de troca, sobretudo a redução nos custos gerais da cadeia de abastecimento, uma melhor qualidade das paletes, bem como a confiança e a disponibilidade as paletes, sempre que estas são precisas”, sublinha Maria do Céu Carvalho, country general manager da Chep, acrescentando que “eliminando os fluxos da palete branca, os nossos clientes podem reduzir o seu impacto ambiental, tema que se tornou cada vez mais importante para os seus próprios clientes”.