Riberalves optimiza fábrica com método kaizen
12 de Agosto de 2014
A Riberalves, empresa de transformação de bacalhau, está a trabalhar em conjunto com o Kaizen Institute para implementar uma metodologia de melhoria contínua na sua fábrica da Moita, perto de Lisboa. A empresa pretende reduzir o desperdício e aumentar a sua produtividade.
A primeira fase do projecto arrancou no final de 2012, mediante a análise dos fluxos de trabalho nas áreas da escala, salgado verde e embalamento seco. Depois deste estudo foi definido um plano de implementação com objectivos associados, o qual decorreu durante o último ano. Durante 12 meses, “a equipa da Riberalves conseguiu um aumento de produtividade de cerca de 52% na área do embalamento e 15% na área da escala e salgado verde”, refere o Kaizen.
Como refere, “para diminuiu alguns dos ‘mudas’ identificados na fase inicial, foram efectuadas melhorias em sectores distintos, desde o abastecimento do produto congelado e planeamento da escala dos postos de limpeza, gestão das tinas e processo de salmoura, normalização do circuito de empilhadores e da movimentação dos carros para secador”.
Na outra área foi alterado o layout das linhas de embalamento e realizada uma melhoria do fluxo de material, desde os secadores até a entrada das linhas.
O projecto não fica por aqui. Recentemente foi realizada uma nova análise aos fluxos de trabalho na área do corte, demolha e embalamento do produto ultracongelado. “o desenho da solução prevê uma intervenção ao nível da mudança de layout das linhas de corte e da eficiência das linhas de embalamento”. A empresa está também a reorganizar as áreas administrativas das instalações de Torres Vedras.