Estudo sobre transportadores portugueses é lançado este mês
13 de Maio de 2014
O estudo sobre os transportadores portugueses, desenvolvido pela Logística Moderna, é lançado este mês. Entre algumas das conclusões apresentadas, importa salientar que as 55 empresas participantes facturam cerca de 741 milhões de euros, assistindo-se a uma forte concentração do sector, com as cinco primeiras empresas a representarem 60,5% do volume de facturação global.
Os custos de combustível representam, em média, entre 20% e 40% da facturação das empresas, sendo o custo médio de 0,63 cêntimos por quilómetro. De salientar ainda que 19 empresas foram alvo de 141 roubos de carga durante 2012 e 33 estiveram envolvidas em 933 acidentes de viação. Quanto à frota das empresas, importa referir que a mesma tem uma média de idade de seis anos.
Quanto a investimentos futuros, as empresas prevêem investir na renovação de frota, certificações, novas instalações, segurança, recursos humanos e tecnologias de informação.
O estudo explora, ao longo de mais de 100 páginas, alguns dos aspectos mais relevantes ao nível da actividade, recursos humanos, custos de combustível e portagens, roubos de cargas, formação, bem como frota, tecnologias de informação e bolsas de carga, entre outros.
Os dados recolhidos, entre Setembro e Dezembro de 2013, reflectem o posicionamento de 55 empresas presentes em Portugal, ligadas ao transporte rodoviário de mercadorias.
O documento conta com a participação de gerentes, sócios-gerentes, administradores, administrativos, gestores de transportes/tráfego/frota, directores comerciais, gestores e directores financeiros, directores-gerais, directores de marketing, gestores de unidade de distribuição, qualidade, operações e country managers.
Para consultar o sumário do estudo ou obter mais informações poderá contactar a Logística Moderna através do email estudos@logisticamoderna.com