UPS testa entrega com drones
27 de Setembro de 2016
A UPS acaba de iniciar o teste de utilização de drone nas entregas comerciais de encomendas em locais remotos ou de difícil acesso, numa parceria com a produtora de drones CyPhy Works.
A fase de testes começou a 22 de Setembro, no estado do Massachusetts, com a simulação de uma entrega urgente de medicamentos de Beverly até à Children’s Island, uma ilha a três milhas da costa Atlântica dos EUA. O voo inaugural do drone foi um reflexo do investimento da UPS Strategic Enterprise Fund na CyPhy Works para investigar e reunir informação sobre as possíveis utilizações e capacidades dos drones. A UPS tem vindo a testar drones em armazéns para confirmar o nível de stock ou espaço livre nas prateleiras e estantes mais altas. A empresa também tem explorado a utilização de drones na entrega de ajuda humanitária em regiões remotas por todo o mundo.
O drone da CyPhy utilizado no teste inaugural foi o PARC – Persistent Aerial Reconnaissance and Communications (em português, Reconhecimento Aéreo Persistente e Comunicações). O drone, alimentado por bateria, voa sozinho, o que requer pouco treino por parte do utilizador. Tem longa duração, visão noturna e dispõe de um sistema de comunicações seguro, que não pode ser interceptado ou interrompido. Nos últimos tempos, vários operadores têm investido nestas tecnologias, como é o caso também da DHL, a qual arrancou com um projecto em 2013, através do uso da aeronave Tilwing. Actualmente, a empresa pode entregar actualmente dispositivos médicos para emergências em lugares distantes e de difícil acesso. Também o DPDgroup apresentou o seu drone e terminal de entrega de encomendas, tendo começado a testar a entrega de encomendas com robots que não voam. Já a Amazon chegou a um acordo para colocar em funcionamento de drones em entregas no Reino Unido.