LogPME tem parceria com Transporta/Go-Express e aposta no projecto DOROTHY
3 de Abril de 2014
A LogPME desenvolveu uma parceria com a Transporta/Go-Express no início deste ano. Com uma tipologia de carga marcadamente pesada e focada no mercado B2B, este projecto “colocou desafios acrescidos à LogPME que, por sua vez, respondeu aumentando a sua capacidade de transporte pesado pelo recurso a empresas locais”, conta Luís Delgado, director da LogPME.
“Todo o trabalho desenvolvido ao longo do último ano de 2013, permite continuar com uma dinâmica de desenvolvimento de actividade de distribuição numa zona de Portugal tradicionalmente difícil para todas as empresas de transportes”, refere o mesmo responsável.
Em condições normais esta zona é abastecida por centros de operações situados no Porto, Coimbra ou Lisboa, o que limita a prestação de um bom nível de serviço devido às distâncias que é necessário percorrer antes de se efectuar uma entrega. “Com a solução da LogPME as mercadorias chegam a Leiria de madrugada e entram na rede de distribuição local a partir da 08:30 o que permite fazer entregas à primeira hora e obter níveis de serviços equiparados aos grandes centros habitacionais”.
Além da nova parceria, a LogPME tem como objectivo dotar a cidade de Leiria com as infra-estruturas necessárias à implementação do projecto DOROTHY contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar e a redução do número de viaturas a circular na cidade.
DOROTHY , Development of regional clusters for research and implementation of environmental friendly urban logistics, é um projecto europeu financiado pelo Programa das Regiões do Conhecimento (Regiões-2012-2013-1).
O projecto DOROTHY tem a missão de contribuir para a melhoria da logística urbana, reduzindo o número de veículos em circulação nas cidades e reforço dos padrões ambientais, ajudando a melhorar a qualidade de vida nas cidades europeias.
Com uma abordagem baseada no modelo de “clusters” orientados para a inovação, o projecto DOROTHY visa desenvolver o potencial de inovação e investigação em logística urbana em várias regiões europeias, incluindo a região de Lisboa e Vale do Tejo. O projecto DOROTHY, à escala europeia, irá fomentar a competitividade de todos os clusters e concentrar a sua focalização nas áreas tecnológicas mais avançadas que possuam maior potencial de inovação. A valorização das capacidades regionais de investigação, desenvolvimento e inovação contribuirá para o necessário desenvolvimento regional de estratégias de especialização inteligente.