Brasmar entrega ampliação de centro logístico à Garcia, Garcia

Brasmar entrega ampliação de centro logístico à Garcia, Garcia

13 de Setembro de 2016

A Brasmar, dedicada à importação, transformação e comercialização de produtos alimentares congelados, seleccionou a Garcia, Garcia para ampliar a sua unidade na Trofa. Num investimento aproximado de seis milhões de euros, o projecto fomentará a criação de 50 postos de trabalho directos, o que irá contribuir para a dinamização da economia local.

A Garcia assume a execução e a coordenação global da obra, que contempla a construção e ampliação de 3.000 m2 de armazém e 1.800m2 de área de expedição e logística, conforme a Logística Moderna tinha avançado no ano passado. Adjacente às actuais instalações industriais, situadas na Trofa, o novo centro logístico irá nascer num terreno com cerca de 31.000 m2. Os trabalhos já arrancaram e têm data de conclusão prevista para Novembro.

Pertencente ao grupo Metalcon, a Brasmar foi fundada há 13 anos, tendo evidenciado, nos últimos anos, um acentuado crescimento, o que originou a necessidade de desenvolvimento de um novo e moderno centro logístico. Com um volume de negócios de 115 milhões de euros, a sua produção é destinada, maioritariamente, ao mercado nacional e europeu, exportando para países como França, Alemanha, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Inglaterra, Grécia, entre outros.

A ampliação agregará uma área total de 5.800 m2, englobando uma câmara de congelados com 3.000 m2 e uma zona de expedição com temperatura controlada com 1.800 m2. O edifício irá desenvolver-se em duas naves, sendo a nave 1 dedicada à área de armazenagem, contempla uma câmara de congelados e terá 12,5m de altura de pé-direito livre. Esta nave contará com um avançado sistema de estanteria móvel de 12m de altura, promovendo o aproveitamento do espaço disponível e maximizando a área útil de armazenagem.

Por sua vez, a nave 2 integrará uma zona de expedição de produtos finais e logística, a área técnica e o bloco social. Beneficia de temperatura controlada e está equipada com oito cais de carga com sistema dock-in com semáforos. Devido à dimensão dos vãos das duas naves, com 52m e 29m, respectivamente, foi adoptada uma solução estrutural mista, com pilares pré-fabricados em betão e cobertura metálica. Em função das diferenças de temperaturas entre as duas naves e para garantir o isolamento térmico das áreas, as mesmas ficarão divididas por um painel isotérmico de elevada performance. De modo a suportar a exigência, que, devido às suas dimensões, a câmara de congelados e a área de temperatura controlada colocam, está prevista a construção de uma área técnica com 750m2. Esta integrará todos os equipamentos de suporte para produção de frio que garantirão, para a nave 1, temperaturas de serviço entre os 22ºC e os 20ºC negativos e, para a nave 2, temperaturas de serviço entre os 10ºC e os 12ºC positivos. Devido ao risco acrescido desta área, a mesma irá beneficiar de uma compartimentação em relação às restantes zonas. Em traços gerais, o projecto de Luís Granja – Gabinete de Projectos, tem um prazo de execução de oito meses, está previsto para um terreno com 31.250m2, conta com uma área de construção de 5.800m2 (3.000m2 de armazenagem, 1.800m2 de área logística, 250m2 de área social e 750m2 de área técnica).

Written by