Sacia/Silencor altera layout dos sectores de prensas e soldadura
18 de Março de 2014
A Sacia/Silencor tem em curso importantes alterações no layout dos sectores de prensas e de soldadura. À Logística Moderna, Leonel Tomé, director de planeamento e logística da empresa, salienta que “estas alterações permitirão mais produção em fluxo com menos desperdício”.
Regra geral, a empresa produz para a embalagem final usada no fluxo com cliente para não ter, ao longo de toda a logística interna, recondicionamentos e usa pequenas caixas manuseáveis à mão e não contentores na produção e logística.
Leonel Tomé salienta que, nos últimos meses, a empresa investiu também na aquisição de mais PDAs para scanning de mercadorias entre armazéns ou entre localizações de armazéns. “Temos implementado em toda a fábrica o sistema de radiofrequência”,diz. Além disso, conta que a empresa utiliza a metodologia de scanning (radiofrequência) para confirmar produção e fazer movimentos de armazéns e expedição”. Hoje a companhia trabalha com um ERP da Infor, o qual inclui um sistema de WMS (Warehouse Management System), tem implementado em toda a fábrica o sistema de radiofrequência e já estuda o sistema de picking by voice, o qual, por agora, “está em standby”.
De salientar ainda que a Sacia/Silencor está altamente focada na melhoria continua. “Em toda a fábrica, inclusivamente nos armazéns, temos grupos de kaizen diário a funcionar e, nesse âmbito, temos sempre presente a necessidade de melhoria contínua (revendo sistemas de endereçamento, esquemas de arrumação de mercadorias, entre outros) ”. Nos últimos meses, “adquirimos mais caixas pequenas de fácil handling (em regra não usamos, nem na produção, nem na logística, contentores) para fluxos internos e com clientes”.
A somar a todos estes projectos, Leonel Tomé avança que, além das várias metodologias lean (kaizen) já implementadas, está em curso, “um projecto abrangente de lean manufacturing, especificamente em SMED, TFM, Standard Work, equipas de kaizen diário, entre outras”.
A Sacia nasceu em Nelas, Viseu, em 1990, com a finalidade inicial de servir como gestora de subcontratação em metalurgia ligeira. Já a Silencor foi a empresa que deu origem ao actual grupo Sacia, fundada em 1982. Inicialmente dedicada ao fabrico de estruturas metálicas para a construção civil, expandiu-se para outras áreas, nomeadamente, o fabrico de acessórios e peças metálicas destinados à indústria automóvel, termo-doméstica e outras.