Criado grupo de trabalho para o transporte de mercadorias perigosas

apsei

apseiCriado grupo de trabalho para o transporte de mercadorias perigosas

17 de Maio de 2016

O recém-criado grupo de trabalho para o transporte de mercadorias perigosas, da Associação Portuguesa de Segurança (APSEI), reuniu-se ontem, pela primeira vez, em Sacavém.
Este grupo, de génese associativa, cuja criação partiu de um conjunto de conselheiros de segurança, pretende desenvolver a sua actividade em matérias relacionadas com a segurança no transporte de mercadorias perigosas em todos os modos de transporte.
O grupo considera como potenciais participantes todos os profissionais interessados no transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo de mercadorias perigosas, nomeadamente, conselheiros de segurança, profissionais ligados a empresas de transporte de mercadorias, logística, transitários, indústria química, petroquímica, gestão de resíduos, portos, aeroportos, formadores, armadores, entre outros.

Como objectivos e acções estruturais, o grupo pretende garantir a representatividades daqueles profissionais e das áreas em que intervêm junto dos organismos com responsabilidades legislativas e de fiscalização, bem como o intercâmbio de conhecimentos entre organizações nacionais e internacionais que operam neste domínio.

Além disso, o mesmo grupo pretende melhorar a quantidade, qualidade e actualidade da informação disponibilizada, podendo usufruir da experiência e meios granjeados pela APSEI nos últimos 12 anos, nomeadamente na promoção de eventos.

É também preocupação dos elementos do grupo a definição de boas práticas para o sector com a criação de padrões de qualidade na formação e boas práticas na actividade.

Na reunião de ontem foram debatidas ideias para a alteração à Deliberação actualmente existente relativa à formação de condutores com certificado ADR e conselheiros de segurança para o modo rodoviário (ADR) e ferroviário (RID).

A próxima reunião realiza-se a 14 de Julho.

Written by