Logistcs Trend Radar 2016 revela 26 tendências chave na logística
26 de Abril de 2016
A terceira edição do Logistcs Trend Radar, divulgado pela DHL, revela as 26 tendências chave que poderão transformar a indústria logística nos próximos cinco a 10 anos. O relatório analisa a evolução das tendências identificadas nas edições anteriores, assim como as que se extinguiram e as tornaram mainstream.
Esta edição fornece informação pertinente sobre as transformações em curso e as últimas tendências capazes de moldar o futuro da logística – desde tendências macro, como energias transformadoras e o panorama comercial, às micro tendências, como as startups logísticas que desagregam o mercado.
A inteligência artificial e a personalização estão na base das principais tendências transformadoras do relatório de 2016 – incluindo cadeias de abastecimento inteligente que utilizam sistemas de self-learning ou machine learning. O impacto das cadeias de abastecimento autónomas e orientadas por dados oferece uma oportunidade para alcançar níveis inimagináveis de optimização na fabricação, logística, armazenamento e entrega, que podem tornar-se numa realidade em menos de uma década, apesar dos custos elevados de implementação condicionarem a adopção rápida na logística.
A alteração do comportamento do consumidor e a vontade de personalização são outras duas tendências em destaque – o batch size one e o on-demand-delivery. O segundo terá impacto grande na logística, permitirá que os consumidores recebam as suas compras onde e quando precisam das mesmas, através da utilização de serviços de entregas flexíveis. O primeiro explora o que pode acontecer à produção em massa, nos próximos 20 anos, com a exigência dos consumidores por produtos cada vez mais personalizados. Lotes com apenas uma peça poderão levar à produção descentralizada e a uma mudança rápida nas cadeias de abastecimento, o que exigirá que os fornecedores logísticos sejam rápidos e flexíveis para reagir às mudanças.
Entre as tendências com um impacto mais elevado destaca-se o antecipatory logistics, logistics Market places, Omnichannel logistics, on demand delivery, supergrid logistics, 3D printing, cloud logistics, IoT, robotics&automation e self driving vehicles. Com um impacto médio o relatório destaca o batch size one, convenience logistics, de-stressing the supply chain, fair & responsible logistics, grey power logistics, smart energy logistics, augmented reality, bionic enhacement, low cost sensor, self-learning systems e unmanned aerial vehicles. Com baixo impacto surgem como tendências as multi-purpose networks, tube logistics e digital identifiers.