ESPO revela as 10 prioridades para instalações portuárias
29 de Março de 2016
A associação de portos europeus ESPO divulgou as 10 prioridades ambientais destinadas, actualmente, às instalações portuárias europeias.
As prioridades foram apresentadas durante a conferência deste ano do projecto Portopia, que decorreu recentemente em Lisboa. A reunião internacional deste projecto, integrado por diversos players do sector marítimo e portuário, reviu as suas prioridades estratégicas em matéria de sustentabilidade definidas em 2013.
A qualidade do ar continua a ser a principal prioridade dos portos europeus, estando alinhada com a importância que a União Europeia confere a esta temática. O consumo de energia, que tem ganhado importância desde 2009, converte-se no segundo tema de maior prioridade actualmente. A diminuição do ruído surge em terceiro lugar. A relação com as comunidades locais surge na quarta posição e a minimização do impactos dos resíduos e das águas de lastro dos navios surgem como a quinta e sexta prioridades respectivamente, sendo que o último está ligado diretamente à melhoria da qualidade da água dos portos, que surge como a oitava prioridade.
A ESPO considera ainda como prioridade o desenvolvimento portuário relativo à superfície terrestre, a minimização das partículas de pó emitidas por diversas actividade e tornar sustentáveis as operações de dragagem.