Luís Simões e Altri reforçam compromisso com a sustentabilidade

A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, e a Altri, empresa europeia de referência para a produção de fibras de eucalipto e gestão florestal sustentável, reforçaram a sua aposta na sustentabilidade e inovação com a renovação da frota dedicada às operações no Porto da Figueira da Foz.

Os nove Gigaliners que levam a cabo as operações da Luís Simões para a Altri passam agora a ser Euro VI e alimentados a HVO (óleo vegetal hidrotratado), um biocombustível renovável produzido a partir de óleos usados que permite uma redução de cerca de 80% nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em comparação com o gasóleo convencional.

Esta transição representa um avanço significativo na estratégia de descarbonização da Luís Simões, que tem vindo a implementar iniciativas alinhadas com metas científicas de redução de emissões validadas pela SBTi. A aposta em veículos de maior capacidade, como estes Gigaliners alimentados a HVO, permite ganhar eficiência ao nível da carga transportada e reduzir o impacto ambiental em cerca de 342 tCO2e WTW/Ano.

O modelo de Gigaliner utilizado foi pensado para otimizar os tempos de carga e descarga, aumentar a segurança, minimizar o desgaste das rodovias e reduzir o desgaste físico dos motoristas, tornando-se uma solução win-win em termos económicos, ambientais e sociais. Com 25.25 metros de comprimento e capacidade para 60 toneladas, estes veículos são um exemplo da inovação e da resposta personalizada da Luís Simões às necessidades do Cliente e às exigências do transporte de pasta de papel.

Entre os principais benefícios a Luís Simões destaca os incrementos de 25% nas toneladas transportadas por ciclo e da eficiência operacional de até 35%, a redução do tempo de carga e descarga em 30%, entre outros.

Written by