A Agência para a Energia (ADENE) mediu os níveis de circularidade das instalações de Leça do Balio do Super Bock Group em três recursos – energéticos, hídricos e de materiais -, e analisou a sua estratégia e práticas de gestão, em alinhamento com os princípios da Economia Circular.
Ao participar no “eCIRCULAR – Futuro mais Sustentável”, o Grupo foi avaliado em 27 parâmetros, num modelo que é abrangente, tendo obtido a Classificação B em Economia Circular, numa escala de A+ a F, e um conjunto de medidas e boas práticas adicionais que visam ajudar o Super Bock Group a melhorar o seu desempenho, contribuindo para o cumprimento dos ODS e os compromissos ambientais nacionais.
De acordo com Graça Borges, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group “a promoção da Economia Circular é estruturante na atividade e na estratégia do Grupo, e, por isso, somos comprometidos com as Pessoas, o Planeta e a Prosperidade. Para esse compromisso precisamos medir tudo o que fazemos para perceber onde estamos e o que podemos fazer mais e diferente para alcançar ainda melhores resultados em termos de circularidade.”
“Num momento bastante exigente para as empresas, com a adaptação constante das suas atividades aos requisitos de mercado em diferentes matérias, e em particular em matéria ambiental, o Super Bock Group destaca-se mais uma vez pela sua visão estratégica de futuro, ao ter aceitado o desafio de participar no sistema de classificação eCIRCULAR desenvolvido pela ADENE,” refere Clara Moura, Auditora eCIRCULAR.
A profissional afirma ainda que “a classificação obtida para a instalação do Super Bock Group, localizada em Leça do Balio, foi o resultado da auditoria que contou com a avaliação de aspetos relacionados com água, energia, materiais, estratégia e práticas desenvolvidas. O resultado da classificação eCIRCULAR pode ser o reconhecimento do desempenho das empresas, sobre a forma como estas se comprometem com a melhoria da gestão dos seus recursos e com a adaptação dos seus modelos de negócio, recorrendo a novas práticas e princípios, para uma economia mais circular.”
“Classificações como esta, sob a chancela da ADENE, ganham particular relevância. Estamos a construir o nosso caminho, cientes que é possível evoluir nomeadamente em áreas que honramos e estão definidas como nossas ‘bandeiras’, como são “Menos Carbono” e “Menos Água”. É, para nós, fundamental, conseguirmos fazer uma gestão cada vez mais eficiente dos recursos naturais, como a Água, mas também dos diferentes materiais, nomeadamente de embalagem, que usamos na nossa operação e em particular para as nossas marcas,” conclui a diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group.
O “eCIRCULAR – Futuro mais Sustentável” é o sistema de classificação da ADENE que avalia, em empresas de diferentes setores de atividade, o seu desempenho e a circularidade no uso de três recursos, Energia, Água e Materiais, as práticas de gestão e as estratégias, incentivando a adoção de mais ações e práticas circulares, que ajudem acelerar a transição das organizações para a economia circular.