A MAPEI, empresa dedicada à produção de produtos químicos para a construção, abriu no dia 13 de março as portas da nova fábrica em Cantanhede que implicou um investimento superior a 13 milhões de euros e gerou 20 novos postos de trabalho. A cerimónia contou com a presença do CEO do Grupo MAPEI a nível internacional, Marco Squinzi, e da Diretora-Geral da MAPEI Portugal, Carla Santos, que apresentaram a nova fábrica que vem reforçar o posicionamento da empresa no setor.
Dotada de tecnologias de vanguarda, a nova unidade fabril dedica-se à colagem de cerâmica, impermeabilização, pavimentos industriais, reparação de betão, revestimentos e apresenta uma área total de 26.500 m² de área total, dos quais 12.000 de área coberta. A produção na nova fábrica teve início com a produção do Adesivo Keraflex Zero, com o total das emissões de CO2 emitido em todo o seu ciclo de vida, compensadas através da compra de créditos ambientais certificados.
Na inauguração das novas instalações, o CEO do Grupo MAPEI Internacional, Marco Squinzi, referiu: “Começámos a nossa aventura em Portugal em 2001 como uma pequena empresa, hoje somos uma das empresas líderes no setor dos produtos químicos para a construção. Graças a esta nova e moderna fábrica, seremos capazes de responder às exigências do mercado local e continuar a crescer, oferecendo soluções inovadoras, duradouras e de qualidade, respeitando o ambiente, como a nossa Linha Zero de produtos com emissões de CO2 totalmente compensadas”.
Já Veronica Squinzi, proprietária do Grupo MAPEI Internacional, adiantou “Queremos continuar a crescer de forma sustentável, reforçando a nossa presença nos mercados que consideramos estratégicos, uma economia estável, sectores em constante crescimento como as energias renováveis, o imobiliário, o turismo e a tecnologia. Portugal representa uma oportunidade de investimento promissora para o nosso grupo. Graças ao profissionalismo e à visão da nossa equipa local, estamos confiantes de que continuaremos a expandir a nossa presença no país.”
Durante a apresentação, a Diretora-Geral da MAPEI Portugal, Carla Santos, salientou que: “Esta nova fábrica dotada de soluções inovadoras resulta do investimento da MAPEI em responder de forma eficiente às exigências do mercado português. Prevemos continuar a crescer em 2024, quer em novos segmentos de negócios, quer na gama de produtos produzidos em Portugal, uma vez que apostamos no know-how, nos recursos locais e na redução da nossa pegada de carbono com o intuito de acrescentar valor à oferta aos nossos clientes”.
Com este investimento a MAPEI pretende alargar a gama de produtos produzidos em Portugal e aumentar o orçamento de vendas, ultrapassando o volume de faturação de 2023 na ordem dos 30 milhões de euros, enquanto o grupo internacional faturou 4,2 mil milhões de euros a nível mundial.
O grupo MAPEI tem mais de 12.000 colaboradores em 57 países com 102 subsidiárias. Em Portugal, a MAPEI conta com cerca de 100 colaboradores e tem apresentado uma evolução consistente no mercado nacional com o crescimento de 50% nos últimos dois anos.