A Jungheinrich anunciou a inauguração, no dia 9 de outubro, da sua nova fábrica dedicada à produção de equipamentos de movimentação de carga em Chomutov, na República Checa. No futuro, a empresa transformará o local de 37.000 metros quadrados localizado a cerca de 85 km a noroeste de Praga no centro da sua produção de empilhadores.
A empresa avançou que serão criados mais de 350 novos postos de trabalho no âmbito de um investimento de 60 milhões de euros. A Jungheinrich já iniciou, em Chomutov, a produção do empilhador ETV 216i, o primeiro empilhador do mundo com uma bateria de iões de lítio incorporada. A fábrica é a mais recente de 12 unidades de produção do grupo alemão distribuídas por todo o mundo e é um componente central no aumento da eficiência e da rentabilidade como parte da Estratégia 2025+.
Sabine Neuß, diretora de tecnologia da Jungheinrich AG, adianta que: “A nova fábrica em Chomutov é uma das instalações de produção de empilhadores mais modernas do mundo e elevará a nossa produção para o próximo nível. Estamos a expandir a capacidade da nossa rede de produção na Europa e a garantir que a procura crescente pelos nossos equipamentos de manutenção de carga também possa ser atendida no futuro.”
Ao projetar a nova fábrica em Chomutov, a Jungheinrich “teve especial atenção na eficiência e sustentabilidade. Dos postos de trabalho às instalações de produção complexas, toda a fábrica incorpora tecnologia de ponta: por exemplo, além de um centro totalmente automatizado para o processamento detalhado de metal, possui uma linha de pintura inovadora, que simultaneamente usa menos energia e material para o revestimento em pó de alta qualidade”. A produção e montagem com um sistema de assistência digital para os funcionários da fábrica visam “garantir a eficiência e qualidade”. Entre outras coisas, isso é conseguido através do uso de inteligência artificial.
As instalações energeticamente eficiente e otimizada em termos de CO2 em Chomutov são as mais sustentáveis construídas pela Jungheinrich. Para além da utilização de eletricidade verde e da instalação de bombas de calor, um isolamento térmico especial na área dos escritórios garante poupanças energéticas adicionais. A Jungheinrich conseguiu reduzir o consumo de água por meio de equipamentos de captação de água da chuva. Além disso, as instalações estão localizadas num espaço verde de 1,5 hectares com arbustos e árvores nativas, contribuindo assim para a promoção da biodiversidade local.
A Jungheinrich abriu a sua primeira unidade de vendas na República Checa em 1992. A empresa é representada por três locais de vendas, além da nova fábrica. Ao todo, a unidade de vendas conta com mais de 360 colaboradores.