A Jungheinrich iniciou a produção na sua nova fábrica em Chomutov, na Chéquia. Após um período de construção de cerca de dez meses, o ETV 216i foi a primeira unidade a sair da linha de produção, a 6 de junho. Graças ao novo local, com uma área de cerca de 37 000 metros quadrados, serão criados mais de 350 novos postos de trabalho a nível local. O investimento do projeto ronda os 60 milhões de euros.
Para a Jungheinrich, a nova unidade de produção representa um componente central para atingir as metas de crescimento como parte da Estratégia 2025+ e aumentar a eficiência e a rentabilidade da empresa. Sabine Neuß, Member of the Board of Management Technics at Jungheinrich AG, refere: “Com a nova fábrica, estamos a expandir a capacidade da nossa rede de produção na Europa e garantir que a crescente demanda por nossos equipamentos de manuseamento de mercadorias também possa ser conseguida no futuro. Em Chomutov, construímos uma das mais modernas instalações de produção de empilhadores no mundo. Estou muito orgulhoso disso e encantado com o início da produção.”
Atualmente, a nova fábrica ainda está a operar em modo de turno único. A médio prazo, a fábrica mudará para operações de três turnos para produzir o tempo inteiro. A Jungheinrich planeia realocar gradualmente toda a produção de empilhadores na fábrica em Chomutov. A deslocalização libertará capacidade adicional na fábrica de Norderstedt, que a empresa utilizará para permitir também um maior crescimento no local. Na fábrica de Norderstedt, a Jungheinrich irá expandir o seu portfólio de produção para incluir partes de outros order pickers.
Segundo a empresa, “todos os equipamentos da fábrica, desde locais de trabalho até instalações de fabrico complexas, incorporam tecnologia moderna, como um novo sistema de controlo de produção. Para além da utilização de eletricidade verde e da instalação de uma bomba de calor, um isolamento térmico especial na secção de escritório garante poupanças energéticas adicionais”. A Jungheinrich está ainda a reduzir o seu consumo de água por meio de equipamentos de captação de água da chuva. Além disso, a planta está localizada num espaço verde de 1,5 hectares com arbustos e árvores nativas, “contribuindo para a promoção da biodiversidade local”.