A Ocean Network Express (ONE) encomendou 10 novos porta-contentores, de grandes dimensões, com capacidade de carga superior a 13.700 TEU, a serem entregues em 2025 e 2026. Segundo comunicado, a nova encomenda está de acordo com a estratégia de médio prazo da empresa, anunciada em março de 2022, e segue-se aos 10 navios contratados em maio.
Ao assegurar uma “implantação estável de novos navios porta-contentores sem restrições devido a flutuações de curto prazo no mercado do setor”, a empresa visa reforçar a competitividade da sua frota e satisfazer a procura dos clientes, “mantendo uma cadeia de abastecimento eficiente e fiável”.
Os 10 novos porta-contentores estão prontos para operar a metanol e amoníaco. Encontram-se equipados com “escudos” frontais e outras tecnologias de poupança de energia. A ONE também iniciou discussões com o estaleiro naval e fabricantes de equipamento para implementar a captura e armazenamento de carbono a bordo no momento da entrega.
A ONE diz que a estratégia verde é uma prioridade de gestão de topo e visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Nesse sentido, comprometeu-se a alcançar um transporte marítimo sustentável, continuando a investir em ativos e tecnologias mais verdes.