A Empack e Logistics & Automation Porto conta já com mais de 70 expositores confirmados e vai dar voz aos principais players nacionais e internacionais do setor. Desafios tecnológicos, eficiência, sustentabilidade e automação nas embalagens, transporte, distribuição e logística são os principais temas em discussão no evento.
Este certame abre portas nos dias 19 e 20 de abril, na Exponor, e apresenta um alargado programa de debates e conferências com foco no crescimento do setor. Tendo em conta que uma das grandes adversidades atuais da indústria passa pela transformação energética, até pelo aumento dos custos, mas sobretudo por questões de sustentabilidade, este é um dos assuntos centrais desta 7ª edição da Empack Porto.
“O setor da energia distingue-se por ser muito complexo, com uma dinâmica muito própria e em constante evolução. A volatilidade constante dos preços do petróleo e dos combustíveis e a dependência deste produto gera sempre muitas preocupações sobre os impactos ambientais. As alterações climáticas não são só uma mera ameaça, são uma realidade. Cada vez mais há um foco maior em proteger o meio ambiente e encontrar soluções para tal. Queremos um planeta mais verde e sustentável. Posto isto, procuramos dar resposta a essas preocupações, tendo presente expositores e oradores que trabalham por um futuro mais sustentável”, Refere Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia.
Já no que diz respeito aos avanços tecnológicos, o Diretor refere ainda que “o mundo foi fortemente impactado pelo grande salto de tecnologia que tivemos ao longo dos últimos anos e continuará a ser. Para nós é algo bastante vantajoso, porque vemos novas oportunidades de inovar e entregar melhores soluções, através de expositores empenhados ainda em produtos sustentáveis, tais como Planet Paper, Fitembal, Gaor TM, Inapa, Storopack, Policarpo, Veolia, Trilla, Internaco e muitos outros”.
São estes e outros temas que vão estar em cima da mesa na Empack e Logistics & Automation Porto. No dia 19 de abril o destaque vai para a mesa-redonda com a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição sobre a “Eficiência da logística na eficácia do retalho” e para a conferência da APOL – Associação Portuguesa de Operadores Logísticos, que irá abordar o tema “Logística proactiva geradora de competitividade”. No dia seguinte, é o momento de refletir a “Influência do Transitário na Cadeia de Abastecimento” com a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, o programa inclui ainda um debate em relação aos “Riscos no transporte e distribuição”, moderado pela CNE (Centro Nacional de Embalagens).
Além disso, a feira apresenta três Innovations Tours centradas em Embalagens/Packaging, Logística e Sustentabilidade, onde os participantes poderão conhecer as novidades de expositores selecionados com os produtos mais inovadores, em visitas guiadas de uma hora.