A Minsait, uma empresa Indra, através da sua unidade especializada em Inteligência Artificial (Plaiground), implementou na SEAT S.A. um sistema que, com recurso a algoritmos de Visão Artificial, deteta e localiza em tempo real os possíveis defeitos e problemas que possam ocorrer nas linhas elétricas da cadeia de produção. Desta forma, o fabricante pode detetar anomalias numa fase precoce e aplicar as medidas corretivas necessárias para evitar que estas se agravem e comprometam a produção.
Segundo a empresa, este sistema é capaz de identificar os carris da linha eletrificada e reconhecer as linhas de cobre no seu interior, efetuando medições em cada ponto ao longo da via. O sistema também permite detetar e diferenciar outros elementos na linha, tais como peças de junção, desvios e elementos de fixação, e também mede o alinhamento dos carris entre troços consecutivos de um segmento da linha elétrica. “Com base na deteção de todos estes elementos e das medições efetuadas, o sistema é capaz de identificar e localizar possíveis defeitos num determinado ponto da linha elétrica e definir alarmes quando algum deles excede os padrões de segurança estabelecidos”, esclarece a Minsait.
Com este sistema assente em Visão Artificial, a SEAT S.A. “pode identificar antecipadamente se existem incidências incipientes nestas instalações e corrigi-las facilmente numa fase precoce, de forma preventiva, poupando custos, aumentando a fiabilidade da linha, e implementando assim uma metodologia de trabalho mais robusta e eficaz. Desta forma, os processos operacionais aumentam a sua eficiência e os trabalhadores têm maior capacidade de resposta a possíveis avarias quando são detetadas com antecedência, facilitando a resolução do problema”.
A Minsait adianta que já colaborou com a SEAT S.A. no processo de inovação e transformação do grupo para a Indústria 4.0, “melhorando a sua gestão da infraestrutura de TI e otimizando a gestão do transporte de componentes para as suas linhas de produção”. Este último projeto foi realizado pela empresa automóvel na fábrica de Martorell, em Barcelona – Espanha – e utilizou a tecnologia SAP (SAP TM e SAP ERP) para fazer evoluir os processos da SEAT S.A. e conseguir um planeamento tático e operacional dos seus transportes.