A Jungheinrich Portugal anunciou o lançamento em 2022 das novas carrinhas do serviço pós-venda (SPV), “Energy-Van”, dedicadas à reparação de baterias de equipamentos de movimentação de carga, com forte enfoque na tecnologia de iões de lítio (Li-Ion). Segundo o fornecedor de soluções de intralogística trata-se de um projeto pioneiro e único no mercado de reparação de baterias de iões de lítio, bem como de ácido-chumbo e carregadores, com um único veículo.
Desta solução focada na energia fazem parte técnicos especializados em baterias de Li-Ion devidamente qualificados e certificados pela Jungheinrich. Projetadas pela casa mãe, na Alemanha, estas viaturas também já estão operacionais em outros países da Europa, nomeadamente em Espanha.
Com esta solução as reparações já podem ser feitas no cliente, evitando que as baterias tenham de ser obrigatoriamente transportadas para uma oficina, conduzindo à imobilização da máquina durante 4/5 dias. Segundo a Jungheinrich, as carrinhas estão equipadas com “todas as ferramentas e peças necessárias à intervenção nas baterias, bem como uma bancada de trabalho e um guindaste que permite movimentar as baterias. Com o teto alto, estas viaturas beneficiam de toda a capacidade ergonómica e de segurança para que os técnicos possam efetuar a devida reparação no seu interior.”
A Jungheinrich Portugal disponibiliza numa fase inicial duas viaturas, repartidas pelo norte e sul do país. Com o serviço “Energy-Van”, é possível solucionar todas as avarias, com exceção da substituição das células.
A diminuição dos tempos de paragem dos equipamentos, a redução dos custos, gerados pelo transporte das baterias, e a satisfação do cliente são as principais vantagens desta solução, para além do benefício em termos de impacto ambiental, uma vez que a redução do número de viagens de recolha e entrega da bateria, permite diminuir a pegada carbónica da Jungheinrich Portugal. O serviço “Energy-Van” vai assim ao encontro da estratégia da empresa: maior sustentabilidade e maior eficiência junto do cliente.
“O mundo da intralogística mudou e as exigências de rapidez na resposta são cada vez maiores. É nosso objetivo manter a satisfação do cliente e, para isso, temos de garantir que as suas máquinas se mantêm operacionais. Nesse sentido, este é claramente um serviço diferenciador e de valor acrescentado, com ganhos imediatos para o cliente, pois evitamos paragens prolongadas dos equipamentos. Neste processo de transição energética, no que diz respeito às baterias, acreditamos que o maior desafio se prende com a necessidade de disponibilizar soluções de resolução rápida. Considerando os benefícios do serviço “Energy-Van” e o crescimento exponencial de equipamentos com a tecnologia de iões de lítio, acredito que este será um investimento para manter, com a possibilidade de a médio prazo virmos a aumentar o número de carrinhas”, explica Gabriel Brás, Head of After Sales da Jungheinrich Portugal.