A Queijos Santiago está a investir para uma transição energética mais ‘verde’ com a instalação de painéis fotovoltaicos nas suas instalações (unidades de produção e centro logístico).
Este investimento global de um milhão de euros, com início na unidade fabril de Montemuro com uma área de cobertura de 2.785 m2 e painéis de 580 KWp, vai possibilitar uma produção de energia limpa e renovável a partir da luz solar e a redução da pegada ecológica. Posteriormente, iniciam-se as montagens de painéis fotovoltaicos nas restantes unidades fabris da marca e no centro logístico.
João Santiago, CEO do grupo, afirma que “a sustentabilidade é prioridade na gestão e funcionamento da Queijos Santiago, tanto a nível de produtos como de procedimentos internos, tendo como preocupação a diminuição do desperdício e conservação do nosso planeta. Neste sentido e no âmbito dos compromissos e metas ambientais que temos vindo a estabelecer, surge o programa “Saber Proteger – Cuidamos hoje para saborear amanhã”, onde se insere esta aposta.”
Com este primeiro projeto em Montemuro, a Queijos Santiago vai conseguir reduzir as emissões de CO2 em 300 toneladas/ano, o que equivale ao consumo de energia de 250 famílias.
A Responsabilidade Ambiental e a Inovação são basilares na gestão da Queijos Santiago. A queijeira portuguesa com mais de um século de história tem consciência que a sustentabilidade assume cada vez mais um papel imprescindível na tomada de decisões e na execução de ações e, por isso, a sua missão também assenta neste pilar. Assim, promete continuar a inovar e a satisfazer as necessidades dos consumidores.